quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Ilusão da Porta

Quando eu estava escolhendo os lugares que queria visitar no Japão, o Daibutsuden não me impressionou muito. No livro estava escrito que era a maior construção em madeira do mundo, mas pela foto parecia pequeno. Estimando pelo tamanho da porta, quanto você acha que ele tem de altura?


Uns quatro ou cinco andares né? Porém, o templo é bem maior do que parece! O problema é um tipo de dissociação cognitiva, você vê aquela coisa que parece uma porta, assume que é uma porta, e estima que deve ter altura de porta. Mas olhando de perto, não é uma porta, é um portão gigante!


Na verdade o templo tem 47 metros (estimando um andar de 3.5m, seria o equivalente a um prédio de 13 andares). E não tem como enganar o cérebro: mesmo tendo visto pessoalmente que era enorme, eu ainda olho a foto e acho que é pequeno.

O mesmo efeito acontece no Taj Mahal. Olhando pelo tamanho da porta, ele parece ter poucos andares de altura:


Mas ampliando no zoom dá pra ter noção da escala, os turistas são aquelas pequenas coisinhas coloridas lá embaixo:


O Taj Mahal tem 65m de altura, equivalente a um prédio de 18 andares. Nas laterais do portão principal, tem vários trechos do Alcorão escrito em caligrafia Thuluth. Os Mughals que construíram o Taj eram excelentes geômetras e sabiam das ilusões de ótica envolvidas, por isso eles usaram uma fonte pequena na base, e aumentaram o tamanho da fonte com a altura. Assim, para o visitante que está no chão, as letras parecem ter a mesma altura.

Outro lugar com tamanho enganador é o Castelo da Cinderela na Disneyworld:


Aqui o efeito é inverso, olhando as torres pela foto o castelo parece imenso, mas na verdade é pequenino! São 58m de altura, menor que o Taj Mahal. Os Imagineers da Disney também são mestres da ilusão: as dimensões do castelo vão diminuindo com a altura, para dar a impressão de que é maior do que parece. As janelas no alto das torres tem só a metade da altura das janelas mais baixas!

Por causa de efeitos como esses que ainda não tem Street View que suplante a experiência de conhecer tudo ao vivo. :)

3 comentários:

  1. O Cristo Redentor também engana muita gente. Quem vê ele lá do alto, todo imponente, pensa que ele é gigante! mas é pequeno. :-P

    Mesma coisa com a Estátua da Liberdade, que por alguma razão eu podia jurar que ficava no meio de Manhattan e que era enooorme. Mas a coitadinha fica lá no meio da água, tão pequerrucha. :-P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estátua da liberdade também tem perspectiva forçada! Ela tem a cabeça maior que o normal, para parecer do tamanho correto quando olhando do chão.

      Excluir
  2. No caso do templo, não é só a porta, mas o telhado me engana bem. Eu tendo a comparar o tamanho dos canais com o dos telhados residenciais que conhecemos, bem como o tamanho do beiral. "Isso é um sobradinho", diz meu cérebro.

    Esses canais devem ser pelo menos 5x mais largos do que os de casa, rs.

    ResponderExcluir