domingo, 24 de junho de 2012

As Catacumbas de Paris

Na década de 80 um programa que fazia muito sucesso era o Acredite se Quiser, apresentado pelo Jack Palance. Ele viajava ao redor do mundo apresentando "o Estranho, o Bizarro, e o Inesperado", que ia desde gorilas albinos até a vida em gravidade zero no Skylab. Naturalmente, era um dos meu programas prediletos!



Ou, se você for jovem, talvez lembre do Jaca Paladium.

Um episódio que me marcou muito foi quando ele falava que debaixo de Paris, a Cidade das Luzes, havia a sua contraparte sinistra: a Cidade da Escuridão. Longos corredores subterrâneos contendo esqueletos, caveiras e todo tipo de restos mortais, de uma época em que os cemitérios da cidade tinham lotado, e os mortos eram largados em corredores abandonados de mineração.

Para uma criança que cresceu assistindo Goonies, qualquer menção de cavernas com caveiras é um delírio né? Sabendo que um lugar assim existia de verdade, eu decidi que tinha que visitar isso um dia. E quando fui a Paris pela primeira vez, duas décadas depois, esse foi o meu passeio predileto!

Para entrar nas Catacumbas, você precisa descer na estação Denfert-Rochereau. Tome o cuidado colocar casacos que sejam fáceis de tirar, lá embaixo não tem ar condicionado e é bastante quente:



Visualizar Catacombs of Paris em um mapa maior

Antes de chegar nas Catacumbas propriamente ditas, você precisa passar por um corredor enorme, estreito e sem iluminação. A parte bacana é que os guardinhas só deixam entrar uma pessoa por vez, em intervalos de 5 minutos. Por isso, todo o caminho inicial você vai fazer sozinho, o que ajuda a entrar no clima:

O corredorzinho estreito

A entrada da Catacumba começa em um grande portal de pedra, com a inscrição "Arrete: c'est ici l'empire de la mort" (Pare! Começa aqui o império da morte). Não que faça muita diferença, não tem como voltar, então se você se arrependeu aqui, dançou.

O portal de entrada

A parte surpreendente é que o local é bonito! Não são um monte de ossos jogados, pelo contrário, eles ficam ajeitados em formações harmoniosas. E não tem nenhuma grade de proteção, você pode encostar nas caveiras se quiser (tem até quem roube ossos para levar para casa: não faça isso, na saída os guardinhas inspecionam sua mochila e te levam em cana se acharem algo).

Eu e parisienses mortos

Se você for sozinho como eu, tirar fotos pode ser um problema. Na falta de lugar para apoiar a câmera, eu deixava ela no automático em cima das caveiras mesmo.

Caveira simpática

No total, são 2km de corredores pelos subterrâneos de Paris. A saída fica próxima da estação Alésia, de lá você pode continuar para passeios menos legais como o Louvre e a Torre Eiffel.

10 comentários:

  1. E ainda tem o detalhe que você viu um desfibrilador na entrada. Tenso! O_O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem desfibrilador em tudo que é canto em Paris :)
      Eu fui nas catacumbas com a Pri e o Menderico, agora não tem mais isso de só entrar um por vez (ainda bem, porque eu fiquei muito tensa ali :P)

      Excluir
  2. Existem partes não turisticas das catacumbas, que são fechadas ao público, mas que a galera invade sem dó (sei que não são guardadas, mas não sei como entra, se é buraco no chão ou se tem portinha bonitinha...). Conheço uma galera que foi fazer uma excursão dessas e se perdeu. Um dos caras tinha roubado um osso e a galera começou a por a culpa nele de que o osso roubado é que não deixava eles acharem a saida. Depois de quase uma hora rodando tentando achar, no desespero, ele acabou jogando fora o osso e eles acharam a saida na sala seguinte... O cara ficou traumatizado achando que tinha sido culpa dele mesmo :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, este papo de aventura pelas passagens secretas das catacumbas de Paris parece sinopse de filme de aventura dos anos 80! X-D

      Excluir
  3. Experiência única, ser fotografado por uma caveira! :)

    ResponderExcluir
  4. Bom filme: http://www.imdb.com/title/tt0449471/

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca havia ouvido falar dessas catacumbas! :)

    ResponderExcluir
  6. Nunca entrei na parte turistica das catacumbas, mas já entrei algumas vezes na outra parte, que é absurdamente maior, tem poucas ossadas e que teoricamente não se pode entrar.
    A primeira vez que entrei foi para uma festa! Isso mesmo, uma festa nas catacumbas...
    Já entrei como "guia" e já fiquei muitas horas andando lá dentro.
    É muito doido! Uma das melhores experiências que eu tive. Tenho muita vontade de voltar...

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa dica. Só uma perguntinha: é seguro?

    ResponderExcluir