domingo, 3 de abril de 2011

"it's a small world"

A atração mais polarizada da Disney é sem dúvida "it's a small world". Tem gente que adora o passeio, enquanto outros dizem que é o pior brinquedo da Disney. Com tanta polêmica, claro que eu fiz questão de visitar, e fiquei bastante surpreso com o conteúdo! Tive até que ir uma segunda vez para conferir se entendi direito a mensagem. Mas antes de mostrar as razões do meu espanto, vamos primeiro à história da atração:

welcome to the happiest cruise that ever sailed

As origens

Curiosamente, "it's a small world" não começou como um brinquedo da Disney. Ele foi criado para a Feira Mundial de 1964, no Flushing Meadow Park em New York. A feira durou dois anos, e a maioria dos brinquedos foi destruída ou mudou de lugar. Hoje em dia resta no local só a Unisphere e as torres de observação (que aparecem no filme Men in Black como sendo o disfarce de um disco voador).

Na feira, grandes marcas patrocinavam brinquedos e pavilhões. Sabendo que a Coca-Cola teria um pavilhão na feira, a Pepsi resolveu contra-atacar com um brinquedo que ofuscasse todos os outros. Para isso, eles contrataram a Disney, que nessa época já era conhecida como potência em parques de diversões.

Conta-se que a idéia de um pequeno passeio de barco veio do próprio Walt Disney. Em uma reunião com os Imagineers, eles decidiram que a atração seria uma homenagem à UNICEF e às crianças de todo o mundo. O nome original era "Children of the World", e o próprio Disney se referia a ela apenas como "the happiest cruise that ever sailed", que acabou virando o subtítulo da atração. No fim, ficaram com "it's a small world", com tudo em minúsculas mesmo, para enfatizar.

A música do brinquedo é mais conhecida que o brinquedo em si. Ela foi criada pelos irmãos Sherman, autores da igualmente grudenta memorável canção do Carrossel do Progresso. Como um presente para a UNICEF, essa música é a única obra da Disney que foi liberada em domínio público. Quem assistia ao Domingo no Parque no SBT deve se lembrar da versão traduzida por Rogério Cardoso (também conhecido por interpretar o Rolando Lero na Escolinha do Professor Raimundo):

Para ser feliz,
é preciso ter
esse céu azul
na imensidão.

Com o fim da feira em New York, o brinquedo foi movido para a Disneyland na Califórnia (agora com o patrocínio do Bank of America ao invés da Pepsi). O sucesso foi tanto que hoje todos os parques da Disney possuem uma versão de "it's a small world".

O passeio

Se você ainda não viu "it's a small world", o vídeo abaixo reproduz bem a experiência:



A idéia do brinquedo é fazer um passeio de barco pelo mundo, mostrando como brincam as crianças de cada parte do globo. O barco começa pela Europa, e depois passa pela Ásia, África, Oceania, América e até pela Antártica (como não tem crianças na Antártica, o lugar tem pingüins brincando). O Brasil é representado por crianças vestidas de Carmen Miranda, afinal, é um brinquedo feito em 1964.

As crianças em si são bonecos animatronics, e a canção-tema é cantada na lingua local sempre que você muda de ambiente. Cada continente é retratado em cores primárias fortes, e o cuidado com os detalhes é admirável. A versão atual possui até efeitos de iluminação que não estavam presentes na atração original.

Depois de passar por todos os continentes, as mesmas crianças que você viu antes retornam em conjunto,  agora com roupas brancas: afinal, o branco é a fusão de todas as cores. Apesar de todas as diferenças culturais, as crianças brincam juntas em harmonia. O mundo é pequeno, apesar de tudo.

Originalmente ainda havia uma sala final com a mensagem de agradecimento do patrocinador. Mas o Disney achou que isso era um choque muito grande em relação à sala anterior, e trocou por uma mensagem de despedida, escrita em todas as línguas:

Adios

Um fim singelo para um passeio meigo...

...or is it?

Pelo menos, essa é versão oficial dos eventos. O que eu entendi foi outra coisa bem diferente. Quando os brinquedos antigos retornaram, todos de branco, eu imediatamente falei para a Ila: "caralho, os brinquedos morreram!". Aquele cenário todo branco, com brinquedos que já tinham aparecido antes, mas agora branquinhos, não deixaram dúvida: aquela sala era uma representação do Céu.

Agora a mensagem do brinquedo ficou bastante diferente da mensagem original! O que o Disney quis dizer é que as diferenças culturais só serão resolvidas no além-vida? "O passeio mais feliz" na verdade é quando você morre e faz o passeio para o outro lado? Aquela sala com várias mensagens de Adeus era uma despedida às crianças que se foram? Como o Walt Disney era cristão, essa mensagem é bastante compatível com o que ele acreditava.

E o tradutor da música deve ter sacado isso, porque a letra é muito apropriada:

É fazer das tristezas
estrelas a mais 
e do pranto uma canção.
Há um mundo bem melhor
todo feito pra você.
É um mundo pequenino
que a ternura fez.

Se você não sabe o que é "virar estrelinha", eu recomendo a famosa história da irmã do Chico Bento. Fazer do pranto uma canção deixa claro: ele está falando de um velório. E o mundo bem melhor não é outro senão o Paraíso.


Coincidentemente, "it's a small world" foi movido para a Disneyland em maio de 66, e o Walt Disney morreu em dezembro do mesmo ano, sendo ela portanto a última atração que o Disney conseguiu ver em seu parque. 

8 comentários:

  1. it's a world of laughter, a world or tears
    its a world of hopes, its a world of fear
    theres so much that we share
    that its time we're aware
    its a small world after all

    CHORUS:
    its a small world after all
    its a small world after all
    its a small world after all
    its a small, small world

    There is just one moon and one golden sun
    And a smile means friendship to everyone.
    Though the mountains divide
    And the oceans are wide
    It's a small small world


    ...
    sei não :-/

    ResponderExcluir
  2. heheheheeh!

    "c*ralho os brinquedos morreram!"

    ResponderExcluir
  3. eu estou louco ou na decada de 80 tinha um desses no playcenter? hugs my friend!!

    ResponderExcluir
  4. Jung explica! Acho essa interpretação simbólico-metafísica totalmente válida. Lembremos que quando a atração foi criada a Guerra Fria comia solta, Kennedy tinha sido assassinado com um tiro na cabeça em público, o mundo por muito pouco não virou poeira nuclear com a crise dos mísseis em Cuba, os EUA ainda viviam em convulsão social e o Vietnã estava só começando a virar um açougue. Fosse eu o Walt Disney, não resistiria a deixar uma mensagem transcendental, havendo oportunidade. Os Beatles também fizeram isso, de maneira mais aberta...

    ResponderExcluir
  5. E você já leu as Crônicas de Nárnia? É tipo isso também.

    ResponderExcluir