terça-feira, 15 de setembro de 2015

Stalkeando Newton

Em 2014 nós fomos visitar a Inglaterra, que é um ótimo destino para quem gosta de história da ciência. Inúmeros cientistas criaram suas teorias por lá. E, de todos eles, o mais famoso certamente é o Isaac Newton. Se você tiver tempo, é possível visitar vários dos lugares onde ele viveu!


Nós começamos pelo Trinity College em Cambridge, onde o Newton estudou e criou a maior parte de seus trabalhos, incluindo o Cálculo, a Gravitação e a Óptica. Na entrada tem uma estátua do Henry VIII, o rei inglês que fundou o Trinity College, muito famoso por servir de inspiração para o Rick Wakeman (é assim que eu lembro dele, pelo menos):


Uma coisa muito importante que você precisa saber que é o Trinity College é fechado para visitação durante os meses de aula, um não-aluno só pode entrar lá no período de férias. Entretanto, o grande pátio pode ser visitado mediante uma módica doação para a faculdade. Provavelmente por isso, é exatamente o pátio que aparece no primeiro capítulo do novo Cosmos, quando eles falam da juventude do Newton:


Embora oficialmente você só possa visitar o pátio, sempre rola gastar aquele bônus de +2 em Stealth para tentar ver o resto do local. Um dos locais que eu consegui visitar foi o dormitório onde ele descansava, era em um dos quartos dentro dessa portinha:


Nós também tivemos a sorte de ver um gato preto ali no dormitório! O Newton era conhecidamente um fã de gatos. Na verdade, uma das invenções atribuídas a ele é aquela entrada para gatos na parte de baixo das portas. Diz a lenda que o Newton fez dois furos na porta, um grande para a gata-mãe, e outro pequeno para os filhotes, e depois se arrependeu porque percebeu que os filhotes estavam usando o mesmo furo da mãe. (Essa lenda nunca foi comprovada, mas o fato é que na casa de infância dele realmente tem esses furos na porta).


Nós não fomos na casa de infância dele porque fica muito no interior, então não deu para ver a macieira da lenda, onde caiu a maçã na cabeça dele. Mas dá para ver uma filha da macieira em Cambridge! Alguém foi até o interior e plantou uma semente na frente do Trinity College. Tem até sites na internet onde você pode comprar mudas da árvore, mas boa sorte tentar entrar com isso no Brasil! Eu, burramente, não tirei foto da filha da macieira, mas tem foto dela na wikipedia:

(foto da wikipedia)

A segunda parada foi em Londres. Um fato meio triste sobre os cientistas famosos é que quase nenhum ficou rico com suas descobertas, e na verdade uma boa parte passava dificuldades. Mas isso não aconteceu com o Newton, ele foi um raro exemplo de cientista financeiramente bem-sucedido. Curiosamente, não foi por causa das suas descobertas, mas por causa do seu hobby!

Newton era um alquimista amador, ou então um proto-químico, dependendo do ponto de vista. A química ainda não era uma ciência desenvolvida na época dele. Mas o fato é que ele tinha muita prática com reações químicas e manuseio de materiais, e com isso ele conseguiu um emprego na Casa das Moedas da coroa britânica, sendo responsável pela cunhagem de todas as moedas da região. A foto abaixo tem um exemplo de moeda cunhada antes do Newton, e uma cunhada pelo Newton, é nítida a diferença entre elas. O processo do Newton permitia mais resolução e era mais difícil de clonar.


E onde ele fazia isso? A sede da Casa das Moedas era dentro da Torre de Londres, mais especificamente naquela parte entre o muro externo e o muro interno. Nessa época ele tinha que morar dentro da Torre, a entrada da casa dele era exatamente nessa porta da foto. Atualmente ali é um museu de numismática. (Eu perguntei se o Newton também usava essas roupinhas de Yeoman Warder, mas ninguém soube responder. Gosto de pensar que sim).


A parada final do tour de stalkear o Newton foi na Westminster Abbey, onde o Newton foi enterrado, com honras de herói nacional. Lá ele tem um monumento enorme, e na frente do monumento tem várias placas dedicadas a outros cientistas ingleses, como o Dirac e o Green. Você vai notar que a foto não está muito nítida, isso é porque na verdade é proibido tirar fotos no local, tivemos que usar o tradicional +2 em Stealth para conseguir.


O motivo para não poder tirar fotos ali é curioso. O Dan Brown resolveu colocar o monumento como parte do livro Código Da Vinci, e tinha tanta gente tirando foto que comprometia o fluxo de gente dentro da capela. Foi mais fácil proibir as fotos naquele lugar. Achei muito errado os stalkers do Dan Brown ficarem atrapalhando nós, os pobres stalkers do Newton. Mas fazer o que né, eventualmente a moda passa e liberam de novo.

Se você quiser arrematar o passeio, ainda pode visitar o museu da Madame Tussauds e tirar fotos com o Newton de cera, dá até para aproveitar e ver o Einstein de cera e o Stephen Hawking de cera :)



3 comentários: